Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qua | 29.03.23

10 dicas para poupar nas refeições para a família

alimentacao saudavel 7.jpg
A inflação está aí para todos e, embora uns a sintam mais que outros, quem tem famílias numerosas dificilmente pode fugir aos seus efeitos na conta da mercearia.

Como, a bem da nossa saúde, não podemos comer arroz com ovos ou sandes de atum todos os dias, o melhor é organizarmo-nos de maneira a podermos continuar a comer bem apesar dos preços mer***** que encontramos em praticamente todos os produtos de primeira necessidade.

Deixo, em seguida, a minha contribuição para a minha e a vossa organização das compras de mercearia em forma de 10 dicas de poupança. Muitas já sigo, outras vou ter de começar a seguir com mais convicção (como o planeamento das refeições).

  1. Faça uma lista de compras: Antes de ir ao supermercado, faça uma lista de compras detalhada, incluindo apenas o que é realmente necessário. Evite comprar itens desnecessários e, se puder, reduza o consumo de leite, queijo e manteiga (os níveis de colesterol agradecem).

  2. Planeie as refeições: Planeie com antecedência as refeições da semana, isso ajuda a evitar gastos desnecessários e a evitar compras de última hora.

  3. Compre alimentos da época: Os alimentos da época costumam ser mais baratos, frescos e saborosos. Planeie as refeições tendo em consideração estes produtos.

  4. Compre em embalagens maiores alimentos que consome mais como azeite, arroz, cereais, aveia, farinha, etc. O preço é, geralmente,  mais baixo do que em embalagens individuais. Confirme sempre o valor por kg ou litro, para ter a certeza.

  5. Faça refeições vegetarianas: Comer menos carne pode ajudar a poupar dinheiro e a melhorar a saúde.

  6. Compre marcas brancas: As marcas brancas são mais baratas que as outras e, muitas vezes, a qualidade é semelhante. Existem exceções, mas no geral a diferença é quase inexistente.

  7. Evite produtos processados: Alimentos processados normalmente são mais caros do que alimentos frescos e saudáveis.

  8. Cozinhe em grandes quantidades: Cozinhar em grandes quantidades e congelar refeições pode ajudar a poupar tempo e dinheiro.

  9. Aproveite as sobras: Use sobras de refeições para fazer novas receitas, como sopas, saladas ou tartes salgadas.

  10. Compre alimentos em promoção: Fique atento às promoções e aproveite para comprar alimentos com desconto. Mas cuidado para não comprar mais do que precisa ou itens desnecessários apenas porque estão em promoção. Compre apenas o que já costuma usar habitualmente. Até porque, quando compramos algo não habitual, cá em casa, geralmente fica esquecido até se estragar.

    Que outras dicas acrescentariam a estas?

1 comentário

Comentar post