Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 28.01.18

Os livros que me ensinaram a ser mãe

 

 

maternidade.jpg

 

Antes de ser mãe eu sabia o seguinte sobre maternidade:

zero, nicles, nada, absolutamente coisa nenhuma.

Não tinha experiência nenhuma, nunca tinha visto um recém nascido e escusava-me sempre a pegar em bebés.

De modo que quando engravidei da Lara fiz a única coisa que me pareceu razoável: estudei. Estudei muito, li manuais inteiros sobre os primeiros anos do bebé e da criança, li blogues, fóruns e muitos livros sobre educação.

Claro que mais tarde percebi que o que nos ensina mesmo a sermos mães são os nossos próprios filhos e o amor que sentimos por eles. Nada ultrapassa isso. 

No entanto a famosa "intuição de mãe" pode ter uma ajudinha extra. E, para mim, o facto de saber o que fazer nas situações mais difíceis, nomeadamente birras, está bastante relacionado com os livros que li, principalmente o "Educar com Amor" do pediatra Mário Cordeiro.

Parecendo que não, e não conseguindo decorar um livro inteiro, há coisas que ficam impressas na nossa mente e que surgem quando precisamos mais delas.

Posso afirmar que foi graças ao livro do Mário Cordeiro que soube contornar muitas situações que poderiam tornar-se bem difíceis para uma mãe de primeira viagem: as birras, as noites sem sono, as frustrações, os desafios constantes e todas as situações capazes de nos picar o miolo de uma forma violenta e inesperada.
Tenho a certeza que se não tivesse lido o livro saltava-me a tampa muito mais vezes, gritava mais e enervava-me bastante mais.

Recentemente li o "Educar com Mindfulness" e já noto que melhorei muitas coisas, principalmente na autonomia que dou às minhas filhas.

Por isso recomendo vivamente que leiam estes livros. Sinceramente, mesmo que não sejam mães, podem ler o "Educar com Amor" que diz-nos mais sobre nós próprios do que sobre os nossos filhos. É um livro impressionante que convida muitas vezes à auto reflexão e, por isso, mesmo, pode deixar ensinamentos e impressões muito mais intensas e significativas.

Para mim, que li dezenas de livros sobre o tema, estes são os melhores.

 

Entretanto se tiverem outras recomendações para mim queiram partilhar. :)

 

Beijinhos

 

 

Clicar nas imagens para mais informações sobre os livros.