Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 23.06.16

Lara #3 Os 27 meses

Os 27 meses da Lara

 

Lara 2

 

Com 27 meses já consegue sentar-se num banquinho à mesa. Ficar quieta muito tempo é que é mais difícil. :)

 

Já me tinham dito que seria assim mas, a velocidade a que uma criança cresce depois dos 2 anos é extraordinária.  

 

Não sei se é assim com todas as crianças mas, com a Lara, a diferença tem sido muito grande.Vamos por partes:

 

Fala

 

Até aos 2 anos de idade, a Lara não evoluiu muito na fala. Dizia meia dúzia de palavras e, metade delas, muito mal pronunciadas: papá, mamã, gato (que era mais tatum), "já tá", "lalar" (que significa passear) e nhom nhom (que significa "quero comer"). Até aos 24 meses era isto.

 

Três meses depois começou a fazer pequenas frases e a falar corretamente, o que é a coisa mais fofinha e estranha ao mesmo tempo.

 

Chega ao pé de mim e diz: "Olá Mãe", com uma pronúncia perfeita e uma voz de menina crescida.

 

Repete as palavras que lhe dizemos e, mesmo que não se perceba tudo, faz conversas enormes a contar como foi o dia ou a brincar com os peluches.

 

Desenvoltura física

 

A Lara desenvolveu mais cedo a parte motora do que a linguagem (apesar de se dizer que com as meninas costuma ser ao contrário). Lá está, as crianças são todas diferentes e não se pode esperar o mesmo comportamento de todas.

 

Começou a andar sozinha aos 11 meses e, apesar de inicialmente andar com os pés um pouco tortos, com o tempo isso melhorou e nunca a impediu de andar e correr normalmente.

 

Em relação aos sapatos, dá-se melhor com sapatos todos fechados (mesmo no verão não usa sandálias com o calcanhar de fora) e compramos da Geox ou Chicco que são os que lhe permitem andar melhor e com os pés mais direitos. Sempre que calça outros começa a entortar os pés outra vez.

 

Ela adora trepar a tudo o que pode e saltar no sofá. Agora dá-lhe para as cambalhotas.

 

Sinceramente não gosto muito que o faça. Não sei se é normal dar cambalhotas com esta idade mas... até ter a certeza só a deixo dar cambalhotas em sítios molinhos e com a minha supervisão.

 

Alimentação

 

A Lara é uma grande comilona.

 

Na creche, repete sempre o segundo prato e, se deixarmos, passa o dia todo a comer.

 

Contaram-nos que uma vez, depois de comer o seu lanche na creche, ainda deitou a mão uma banana de outra criança.

 

Se nos vê a comer abre logo muito a boca para lhe darmos do que estivermos a comer.Claro que prefere pão, bolachas, iogurtes e bananas a sopa e legumes mas come a sopa muito bem e, muitas vezes, pede para repetir uma pêra ou uma maçã. Só mesmo quando está doente é que tem falta de apetite.Está bastante mais gordinha (embora não esteja gorda).

 

Antes era mais miudinha. Roupa e sapatos deixaram de lhe servir de repente. Há coisas que nem chegou a vestir. A minha sorte é que me emprestaram muita roupa até aos 4 anos e, desta forma, não preciso de comprar muitas coisas.

 

Ainda não lhe damos doces. Já experimentou doces uma ou outra vez mas não optámos por não lhe dar até não o conseguirmos impedir de todo.

 

Dos que experimentou ou não gosta (não gostou muito de gelado e não gostou nada de pão com compota) ou gosta tanto que quer comer uma quantidade enorme e é uma birra feia para a impedir de comer mais (aconteceu com pintarolas que tive a má ideia de lhe dar a provar). Por isso optámos por a manter longe de doces durante o tempo que conseguirmos.

 

Entretanto vai comendo bolacha maria de vez em quando e tartes e bolachas de aveia e fruta sem açúcar que eu faço em casa e, modéstia à parte, ficam deliciosas.

 

Podem encontrar algumas receitas no separador de receitas do blogue.

 

Sono

 

Há mais de um mês que a Lara começou a adormecer sozinha e a dormir a noite toda. Experimentámos falar com ela, deixá-la na cama e vir embora e... resultou. Fácil assim. Nem consigo explicar bem como aconteceu. 

 

Nas sestas houve uma regressão. Normalmente não quer dormir e, para adormecer, temos que ficar com ela na cama.

 

O que acontece a maior parte das vezes (e porque ela só dorme a sesta em casa ao fim de semana) é ela adormecer no carro quando estamos a regressar de casa dos avós ou de algum passeio.

 

Fralda

 

Como vamos ter um bebé em casa em breve, não estamos a trabalhar muito no sentido da Lara deixar a fralda. Já a sentámos no bacio várias vezes mas ainda não conseguimos que fizesse lá um cocó ou um chichi.

 

A avó, há uns 2 meses, conseguiu que ela fizesse um chichi no bacio mas nós não. Vamos aguardar mais uns 2 meses para trabalhar nisso com mais afinco porque não queremos que a Lara tenha muitas mudanças na sua rotina quando a irmã chegar.

 

Chucha

 

Há uns meses que a Lara ficou mais agarrada à chucha, querendo estar sempre com ela. neste momento só lha damos para dormir e se ela estiver a precisar de consolo por algum motivo.

 

Também porque vamos ter o bebé em breve, não nos faz sentido tirar-lhe agora a chucha.

 

Brincadeira

 

As brincadeiras da Lara estão mais complexas e engraçadas. Fala muito sozinha e com os bonecos e também se entretém a brincar sozinha mas precisa sempre de assistência. Ela até brinca sozinha mas quer sempre alguém ao lado dela.

 

Está muito mais atenta aos livros e consegue que eu lhe leia e explique um livro do inicio ao fim sem interromper.

 

Sociabilidade

 

De há uns meses para cá a Lara está muito mais sociável, principalmente com adultos, mas também com crianças.

 

Ri-se muito com outras crianças e gosta da companhia delas se bem que prefere mesmo é brincar com adultos.

 

É educadinha e não faz grandes stresses com outras crianças mas se a contrariam ela reclama bastante e é capaz de empurrar.

 

Ainda não sabemos bem como lidar com isso mas, para já, não nos parece muito preocupante porque ela não é agressiva... é assertiva (pelo menos é o que queremos ver).

2 comentários

Comentar post