Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 12.01.17

Ganhámos um Diploma! De poupança!

diploma eda

 

Verdade.

 

De modo que estamos completamente habilitados para fornecer boas dicas para poupar na conta de eletricidade.O mais estranho é que me dedico tanto a engendrar novas e mais eficazes formas de poupança (eu e o Milton), que fiquei realmente satisfeita quando recebemos um telefonema da EDA a informar que tinham um diploma de eficiência energética para nós, por sermos dos clientes que mais se destacaram no ano anterior.

 

Claro que um ano de eletricidade grátis, um automóvel, uma viagem ou mesmo um jantar para dois teria sido muito apreciado por nós mas vá... confesso que fiquei contente com o diploma, uma balão amarelo e um íman de frigorifico com informação sobre a tarifa tri-horária (que eu já tinha mas dois não são demais pois não?).

 

Mas vamos ao que interessa, as tais dicas para poupar na conta de eletricidade.Vale a pena fazer uma pequena introdução.

 

Não usamos gás.

 

Temos tudo elétrico, desde o forno e o fogão ao sistema de cilindro para aquecer a água.

 

É tudo muito prático e bonito mas a conta de eletricidade pode chegar facilmente aos 100 euros por mês se não tomarmos algumas medidas.

 

A primeira coisa que fizemos foi alterar a tarifa de eletricidade para uma tri-horária e  identificar os eletrodomésticos que gastavam mais: placa elétrica do fogão, máquina de lavar roupa, cilindro de aquecer a água e jarro elétrico.

 

Depois fazemos uma série de coisas que nos permitiram descer as primeiras contas de eletricidade para quase metade do que pagámos nos primeiros meses.

 

  • A máquina de lavar roupa só trabalha depois das 22h00.

  • Cozinhamos quase sempre depois das 22h00, e apenas duas ou três vezes por semana, fazendo doses maiores de sopa, refeições para o almoço e papas de pequeno almoço que conservamos no frigorífico.

  • Faço chá, quase todos os dias, a partir das 22h00 e coloco-o num grande termo de chá, para beber durante o dia seguinte.

  • Comprámos uma ficha elétrica com temporizador para o cilindro que faz com que ele funcione apenas das 5 às 7 da manhã, o suficiente para ter água quente durante o dia para os banhos de todos.

  • Por falar em banhos, somos adeptos dos banhos coletivos.

  • Não usamos aquecedor nem desumidificador.

  • Raramente passo a ferro, só mesmo a roupa que é preciso passar. Nada de passar lençóis, toalhas, panos e essas coisas. Mesmo t-shirts e camisolas só algumas é que têm o prazer de contactar com o quentinho do ferro.

  • A TV nunca está ligada (nem temos canais por cabo). Só a usamos para ver filmes e séries à noite e ocasionalmente para a Lara ver alguns desenhos animados.

  • Usamos as lâmpadas mais económicas que encontrámos no mercado. São caras mas compensam na conta de eletricidade.

  • Diminuímos a potência contratada para 4,6 KVA o que diminui a conta de eletricidade mas tem  como inconveniente não podermos ter muitos eletrodomésticos ligados ao mesmo tempo. Não nos faz grande diferença. Não podemos ter três bocas do fogão ligadas ao mesmo tempo no máximo, nem a máquina de lavar ligada ao mesmo tempo que uma boca de fogão. Resolvemos isso ligando a máquina antes de irmos dormir.

  • Quando comprámos eletrodomésticos grandes (frigorífico, máquina de lavar, TV, etc) tivémos em consideração a sua eficiência energética (no mínimo A+).

  • Usamos o mínimo possível de luz elétrica, só a ligando quando existe verdadeira necessidade. Se não estamos numa divisão da casa, não deixamos a luz ligada.Basicamente é isto. Se calhar para algumas pessoas vivemos como monges mas o facto é que é uma questão de hábito e, passado um tempo, não custa mesmo nada.

    O que me custou mais foi abdicar de banhos prolongados no inverno mas como o tempo para isso é mais ou menos escasso, tenho sobrevivido bem. :PAlguma dica que queiram acrescentar?

2 comentários

Comentar post