Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Ter | 21.02.17

Eu e a faxina não nos damos muito bem

faxina-na-vida.jpg

 

No sábado, eu e o meu namorado dedicámo-nos à faxina da casa.

 

A Lara ficou com a avó e nós saimos com a Maria à vez, para ela não levar com o pó e com o cheiro a lixívia.

 

Eu digo-vos uma coisa: detesto fazer limpezas. Gosto de arrumar coisas, dar a volta a armários e gavetões e até gosto de me enfiar na arrecadação e arrumar aquilo tudo durante um dia inteiro. Mas limpeza da casa minha gente, não é para mim.

Mas faço e, modéstia à parte, faço bem. Mas, por algum motivo que ainda me é desconhecido, levo um dia inteiro a limpar um apartamento muito pequeno que quase não tem móveis. E nem sequer considero que a casa fique tão limpa como poderia estar. Não lavo janelas e vidros por exemplo.

 

Ora vejamos como é que nós procedemos à limpeza aqui de casa:

 

- Mudamos a roupa das camas.

 

- Limpamos o pó dos móveis, dos eletrodomésticos, dos brinquedos maiores da Lara, dos quadros, dos candeeiros, dos interruptores da luz, limpo as mesas de vidro e os espelhos. Aspiramos sofás e os colchões (idealmente deveríamos aspirar sempre os colchões mas não acontece).

 

- Limpamos todas as portas com uma toalhita para madeiras.

 

- Lavamos a casa de banho muito bem. Limpamos os móveis com uma toalhita de limpeza para tirar a humidade (que tem sempre) e esfregamos muito bem as loiças depois de termos aplicado spray com lixívia e ter deixado atuar.

 

- Lavamos parte das paredes de azulejo da casa de banho.

 

- No inverno, lavamos muitas vezes o teto da casa de banho e todas as paredes dos quartos, que acumulam muita humidade e ficam manchados.

 

- Lavamos as bancadas da cozinha e os azulejos da zona onde cozinhamos. Lavamos o escorredor da loiça, o microondas e a torradeira.

 

- Aspiramos o chão todo.

 

- Lavamos o chão com detergente adequado (usamos um para o chão dos quartos e outro para o chão de mosaico do resto da casa).

 

E é isto. Levamos 6 horas nisto. É normal?

Claro que só limpa um de cada vez, não estamos os dois a limpar a casa ao mesmo tempo.

 

Normalmente não almoçamos e comemos qualquer coisa à pressa.

 

Acabamos por ir buscar a Lara pelo fim do dia e ela adormece no carro. :(

 


Custa-me imenso ficar longe da Lara o dia todo para ficar a limpar a casa. Ela não fica em casa porque assim ainda demorava mais e porque a casa fica com um cheiro muito forte a lixívia. Como o apartamento é pequeno não há como fugir a isso.

 

Com franqueza não sei como é que as outras mães fazem mas eu confesso que ando meio angustiada com isto das limpezas. Tinha uma senhora que ajudava cá em casa mas ela deixou de fazer meios dias e ainda não tenho mais ninguém.

 

Aqui em casa temos umas prioridades um pouco estranhas talvez. :)

 

Preferimos pagar a alguém para nos ajudar a limpar a casa uma ou duas vezes por mês e ter esse tempo livre para estar com as miúdas em vez de pagar televisão por cabo, por exemplo. Atenção que não critico quem tem opções diferentes (muito longe disso).

 

Mas por aqui é assim. Choro muito o tempo que passo agarrada ao balde e à esfregona. 

Claro que depois sabe muito bem ver a casa toda branquinha e limpinha. As casas deviam ter uma opção de limpeza automática, isso é que era. :D

 

 

14 comentários

Comentar post