Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 01.06.18

Com 4 anos, a Lara usa o iPad e não faz mal

iPad 7.jpg

 

A Lara começou a usar o iPad bem antes de ter 2 anos. Nunca todos os dias nem durante muito tempo mas usávamos o iPad sobretudo em restaurantes e quando saímos com a Lara e ela não parecia entreter-se com mais nada.

Claro que não o usávamos o tempo todo, era mesmo quando nos parecia a hipótese mais viável para ficarmos em sossego num local durante o tempo de uma refeição rápida ou um café. Tanto via desenhos animados como brincava com aplicações para a sua idade.

Algumas pessoas olhavam de lado para nós mas nunca nos importou muito (diria que mesmo nada) a opinião dos outros - principalmente desconhecidos - em relação às nossas atitudes.

A Maria, com quase 2 anos não toca no iPad. Nunca sentimos essa necessidade e ela também não parece ligar muito ao aparelho. De vez em quando colocamos desenhos animados para ela ver mas nunca mexeu nele nem usou aplicações. Calhou assim, nunca foi algo premeditado da nossa parte.

Hoje com 4 anos, a Lara pede para usar o iPad algumas vezes - temos uma zona de jogos comprados pelo pai só para ela - e é raro dizermos que não. Não sei se chega a usar o iPad uma vez por semana e nunca mas nunca fez uma birra por lhe negarmos o iPad ou lhe dizermos que está na hora de deixar de brincar com ele.

Às vezes somos nós que lhe propomos que use um pouco o iPad, como ontem, em que eu precisava de tomar banho e fazer umas coisas, estava sozinha com ela e com uma constipação manhosa que me deixou sem genica nenhuma, e dava-me jeito que ela ficasse silenciosa e sossegada durante uns minutos.

Antes disso a Lara esteve a brincar com várias coisas e a arrumar o seu quarto todo. Quando lhe disse que precisava de me ajudar a arrumar algumas coisas antes de brincar com o iPad, não só arrumou o que lhe pedi como, por sua iniciativa, ainda arrumou muito mais coisas pela casa, e muito bem arrumadas, antes de se sentar no sofá a brincar com o aparelhómetro.

E é por isso que o iPad não está proibido por aqui. É algo que faz parte da atualidade e acreditamos que não vale a pena esconder mas sim ensinar a usar.

Cá em casa, fazemos por não estar agarrados ao telemóvel ou ao computador quando as miúdas estão acordadas. Na verdade evitamos computador, tablets e telemóveis sempre que estamos juntos. 

Se se tornasse um problema, um vício ou razão de birras e descontrolos de algum género, desapareceria da vista muito rapidamente. Para já posso dizer que é até bastante útil e moderadamente usado. Pelos grandes e pelos pequenos. :)


 

1 comentário

Comentar post