Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Dom | 10.07.16

A primeira semana de um recém nascido

Maria 1 semana

 

Bem, não será bem a primeira semana de um recém nascido mas a primeira semana da Maria.

 

Apesar das semelhanças entre bebés, provavelmente, terão alguns comportamentos bem diferentes entre eles.De modo que vou fazer um resumo do que tem sido esta primeira semana como mãe de duas meninas.

 

 

A Maria (o recém-nascido)

 

Come, dorme e faz cocó e chichi.

 

Vá, e choraminga de vez em quando, geralmente quando quer mamar, mas também quando quer colinho. Já está a ganhar umas manhas.

 

Desta vez decidi dar de mamar quando ela quiser, de modo que, muitas vezes, mama em intervalos de menos de uma hora. É a parte mais cansativa da coisa porque, ao contrário do que imaginava, não me livrei de ter os mamilos gretados e muito doridos.

 

Nada que se compare com o que aconteceu com a Lara, mas mesmo assim, é doloroso.

 

Gosta de estar ao colo da irmã e de ver as nossas caras, segue-nos com o olhar e sorri quando lhe fazemos festinhas no cabelo (pronto ainda é um sorriso involuntário mas acho que significa agrado).

 

Não gosta de ser muito mexida, principalmente para despir e mudar a fralda mas adora tomar banhinho.Mama bastante, logo desde a primeira hora em que nasceu. Mas não chora muito para mamar. Em vez disso abre muito a boca e diz: Ah ahahahaha Ah ah ah.

 

É cómica.Às vezes adormece a mamar e mama apenas 5 minutos e muito devagar. Nessas altura é um bocado aborrecido porque está sempre a querer mamar e entramos num ciclo de mamadas curtas e seguidas. Pode durar horas...

 

Quando nasceu, ficou cheia de babas, manchas e borbulhas vermelhas pelo corpo todo, mas passou em menos de 3 dias. Parece que é uma espécie de alergia ao ambiente "cá fora" e é mais ou menos comum.

 

Ainda não tinha uma semana e levámos a Maria para uma esplanada perto do mar. Com a Lara nunca fizemos isso. Só saíamos para o centro de saúde.

 

Não vamos com a Maria para sítios fechados, cheios de gente ou com barulho mas, se estiver bom tempo, damos uma voltinha ao ar livre. Ela mama em qualquer lado e passa o resto do tempo consoladinha a dormir. E a nós, pais, também faz muito bem sair um bocado de casa.

 

Eu

Antes da Maria ter uma semana, já dei uma voltinha pela cidade, passei a tarde com a Maria e o Milton numa esplanada e fui almoçar com amigas. Soube-me pela vida mas talvez tenha exagerado um pouco nos movimentos. Como só levei 3 pontos achei que estava 100% apta para uma vida normal. Só que não. Ainda hoje me ardem os pontos e às vezes nem tenho posição para me sentar. Não devia ter andado tanto e ter pegado em pesos logo depois do parto. Decidi abrandar um pouco até os pontos cairem e começar a fazer caminhadas só daqui a 5 semanas, depois de ir à consulta com o obstetra.

 

Uma semana depois do parto, perdi 8 quilos. Falta-me perder 5  ou 6 para voltar ao meu peso normal. Estou com 56 quilos.A subida de leite, que aconteceu no 4º e 5º dias depois do parto foi bastante pacífica: sem febre, sem dores insuportáveis e sem necessidade de fazer mais do que amamentar a minha filha sempre que ela pedia. Em menos de nada, tudo estava normal.

 

Em relação ao humor, sinto-me nas sete quintas. Bendita oxitocina. Sinto-me completamente apaixonada pela minha bebé e feliz da vida.Tenho tido tempo para tomar banho, comer, brincar com a Lara, ver uma série à noite e, às vezes, dormir 3 horas seguidas.

 

Milton

 

Anda um bocado mais aborrecido que eu (falta-lhe a oxitocina).

 

Às vezes falta-lhe a paciência para a Lara e vê-se que lhe custa imenso estar metido em casa em dias de sol. Normal. Combinámos que, nos dias de bom tempo, ao fim de semana, ele vai passear com a Lara e eu fico em casa com a Maria. 

 

Ainda não saímos todos ao mesmo tempo porque a Lara está muito mexida e é preciso ter toda a atenção focada nela. E eu não me importo de ficar em casa com a Maria. Saímos com ela nos dias de semana.

 

 

Lara

 

Nos primeiros dias fez mais birras e foi preciso ficar com ela na cama à noite, para adormecer. Estava muito carente e abraçava-nos muito. Ainda faz isso, mas menos.

 

Na verdade, ela reagiu muito melhor do que esperávamos. Gosta de ter a irmã ao colo, de lhe por a chucha e de a ver dormir. Dá-lhe beijinhos e faz-lhe festinhas no cabelo.

 

Tentamos dar-lhe toda a tenção possível mas de forma parecida com o que já fazíamos, nem mais nem menos.Na creche também tem reagido normalmente, embora esteja mais mimosa num ou outro dia.Estes primeiros dias têm sido bastante calmos.

 

Como o Milton está comigo em casa, vamos repartindo as tarefas e nenhum se encontra especialmente cansado.

 

Vamos ver por quanto tempo conseguimos manter o ambiente tão tranquilo.Julgo que para isto estar a correr desta forma muito contribui o facto de já termos alguma experiência e não stressarmos tanto com pequenas coisas.

 

Noto que estou muito menos nervosa e nada insegura. Isso ajuda mesmo muito. Quase que é mais fácil tomar conta de duas do que só de uma (neste caso quando só existe uma).

Quando a Lara era recém nascida, sentia-me muito mais nervosa e cansada do que agora. Isso é garantido.