Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sex | 06.01.17

A melhor técnica para aumentar a produção de leite materno

leite-materno.jpg

 


Para mim.

Já vos falei das dificuldades que tive com a amamentação da Maria.

 

Entretanto tudo se resolveu sem necessidade de lhe dar leite artificial mas confesso que tive umas semanas bastante cansativas, na tentativa de produzir mais leite.

Tomei Promil, bebi chá de urtiga e chá de cardo mariano, bebi imensa água por dia, tentava que a Maria mamasse de 2 em 2 horas (mesmo durante a noite), extraía leite depois de cada mamada, tentava que ela mamasse pelo menos 10 minutos no total, de cada vez, o que me obrigava a constantes mudanças de posição e de ambiente, colocar música, amamentar e embalar ao mesmo tempo e sei lá que coisas mais.

Entretanto ela foi aumentando de peso apenas com a amamentação e, três semanas antes de fazer seis meses, começámos a dar-lhe papa.

Neste momento ela come sopa e fruta ao almoço e papa ao jantar e mama em livre demanda no resto do dia mas continuo a sentir necessidade de produzir bastante leite. Como já comecei a trabalhar e a Maria fica com a avó nas 7 horas que passo fora de casa, tenho que extrair leite para ela beber de manhã, entre a mamada da manhã e o almoço ou, se lhe apetecer, de tarde antes de eu chegar a casa.

Quando os bebés começam a comer sólidos mamam menos e, naturalmente, a produção de leite diminui e passamos a produzir leite apenas quando o bebé mama. O resultado disso é que cada vez que extraímos leite, tiramos cada vez menos. Ora eu preciso de extrair pelo menos 100 a 120 ml de leite para deixar todos os dias à Maria.

O que tenho feito, com bastante sucesso, é extrair leite na hora de almoço, no trabalho, e sempre que a Maria come a papa. Na hora em que ela está a comer, eu extraio o leite. Assim terei tempo de produzir mais até ela ter necessidade de mamar e, ao mesmo tempo, estimulo a produção.

Sempre que extraio leite uma ou duas vezes por dia, noto que tenho muito mais leite. Noto isso sobretudo de noite quando ela mama de um lado e começa logo a sair leite da outra mama. Se é demasiada informação queiram desculpar :).

Não sei se funcionará assim com todas as mulheres mas comigo é o que resulta melhor. Quanto mais vezes extraio leite mais produzo. E nota-se logo, em poucas horas.

E a técnica para extrair leite?

Já usei a máquina elétrica mas doía-me muito por isso experimentei extrair manualmente e agora é sempre assim que faço. É mais prático  porque não tenho que andar com a máquina atrás e extraio logo para o recipiente em que vou guardar o leite (uso copinhos de vidro com tampa ou copos de plástico com tampa (daqueles mesmo para guardar leite e comida de bebé).

O aspeto menos positivo da extração manual é a possibilidade de ficarmos com uma tendinite nas mãos. Ao fim de uns dias começamos a ficar com dores nas mãos mas, nada que a prática não resolva.

2 comentários

Comentar post