Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Qui | 31.05.18

Quando um castigo é uma coisa mesmo boa!

Purpurina
  Já nem me lembro das razões, só do castigo. Naquela tarde e até ao dia seguinte nada de desenhos animados (o que havia de se prolongar por vários dias) e nada de leitura de histórias. Eu e o Milton estávamos sempre perto das miúdas, como sempre, mas elas estavam por sua conta no que dizia respeito ao seu entretenimento (embora o castigo fosse só para a Lara). Não estávamos zangados ou de cara feia. Simplesmente explicamos que seriam aquelas as consequências de determinado (...)
Qua | 30.05.18

Quando a Lara come muito lentamente e nos pede para lhe darmos a comida à boca

Purpurina
 Sempre com alguma calma e serenidade damos-lhe 3 hipóteses: - Damos-lhe a comida e não lemos uma história mais tarde (por exemplo); - Ela come sozinha à velocidade que quer e abdica do tempo de brincadeira que teria se comesse mais depressa;-Come sozinha a uma velocidade razoável e para além de brincar mais tempo, tem a companhia dos pais para brincar e contar histórias. Mas, antes disso, falo-lhe um pouco sobre o “tempo”.   Explico-lhe que o tempo é um dos bens mais (...)
Ter | 29.05.18

Da biblioteca #9 Dicionários de Imagens

Purpurina
 Na última vez que fui à biblioteca trouxe para a Maria dois dicionários com imagens que já conhecia e tinha trazido para a Lara quando ela era mais pequena.A vantagem de já ter trazido para casa grande parte dos livros da biblioteca é que já sei quais são mais interessantes e giros para os miúdos.Estes dicionários de imagens sempre foram dos meus preferidos para as miúdas aprenderem palavras novas.Aos 22 meses, a Maria já diz quase tudo e conhece a maior parte das palavras do (...)
Seg | 28.05.18

As conversas da Lara #7

Purpurina
 Um destes dias a Lara, muito séria, a olhar nos meus olhos e a falar muito devagar diz-me:- Mãe, não quero que digas à Maria que ela também vai tomar conta do bebé. Quando o bebé nascer a Maria ainda é muito pequenina e quem vai tomar conta do bebé sou eu.Eu: Ok 
Dom | 27.05.18

A Maria aos 22 meses

Purpurina
 Com 22 meses a Maria evoluiu bastante em muitas coisas.O que notámos primeiro foi a sua disposição. A personalidade continua forte e decidida mas, de repente, deixou de acordar mal disposta e a reclamar. Acorda sempre bem disposta, umas vezes fica em silêncio sentada, de olhos abertos, a observar as coisas à sua volta ou a brincar com as chuchas e objetos que estão numa bolsa ao lado do berço e, outras vezes, fica a cantarolar e a falar sozinha até alguém a ir tirar do berço.E (...)
Sab | 26.05.18

Alguém tem que contar isto às grávidas ou mulheres que pensam em engravidar

Purpurina
 Há um teste que se faz no segundo trimestre de gravidez que se chama prova de tolerância à glicose e que consiste em beber um líquido com 75 g de glicose em cerca de 10 ou 15 minutos.A mulher grávida terá que tirar sangue em jejum, 1 hora depois de beber o líquido e duas horas depois.O teste serve para diagnosticar uma possível situação de diabetes gestacional e, atempadamente, tomar as medidas necessárias para uma gravidez tranquila em que a saúde do bebé e da mãe fiquem (...)
Sex | 25.05.18

O que é que uma grávida veste???!!!!!

Purpurina
Nesta foto estou grávida da Maria. :P Na gravidez do primeiro filho, se tiver sorte, até pode vestir mais ou menos o que quiser.Quando estive grávida da Lara, à exceção de calças de ganga que tinham mesmo que ser de grávida, vesti sempre roupa normal. Os meus vestidos de malha de algodão serviram-me sempre e levei um desses vestidos para o hospital na altura do parto.Quando estive grávida da Maria, esses vestidos já não me serviam aos 6 meses de gravidez e com 4 meses de (...)
Sex | 25.05.18

Elas vão ter um irmãozinho

Purpurina
 E o universo parece considerar que cá por casa até vamos levando bem esta coisa maravilhosa de lidar com várias crianças pequenas ao mesmo tempo porque decidiu presentear-nos com mais um bebé. :)Foi mesmo uma grande surpresa e a melhor coisa que nos aconteceu: vem aí um menino para nos tornar ainda mais felizes!Quando soubemos reagimos de uma forma inacreditável (acho eu): foi natural. Simplesmente aceitámos e ficámos logo muito felizes e com a certeza que seria fantástico ter (...)
Qui | 24.05.18

Vamos refletir um pouco sobre o que é a nossa vida nos dias de hoje?

Purpurina
 Já todos sabemos que vivemos numa sociedade de consumo de massas onde possuir coisas de desgaste rápido assume uma importância considerável.Também sabemos que podemos possuir muitas coisas porque essas coisas se têm tornado mais baratas e acessíveis aos nossos bolsos. E consumimos porque isso nos dá prazer e satisfação, ainda que pouco duradoura, e porque nos parece dar uma espécie de "status" que nos equipara aos nossos semelhantes e nos dá algum estatuto social. Ou não.Eu (...)
Qua | 23.05.18

Os pais de hoje

Purpurina
 Serão os pais de hoje muito diferentes dos pais de há 20 ou 30 anos atrás?Se calhar a maior parte sim, mas talvez nem seja assim tanto.O facto é que não sei dizer como eram a maioria dos pais de antigamente, tampouco como são todos os pais de hoje. Mas posso dizer como é o pai que temos cá em casa.Nas coisas que faz é bem parecido com a mãe, na personalidade e forma de agir, é bem diferente. E ainda bem.Ora vejamos:- O pai cá de casa cozinha, passa a ferro, limpa a casa, lava (...)
Ter | 22.05.18

Este blogue mudou

Purpurina
  Para melhor, espero.O meu objetivo era te-lo mais organizado e mais simples para quem quiser procurar assuntos específicos como determinadas receitas, dicas de maternidade, opiniões sobre livros, dicas de poupança, etc.Eu uso o blogue desde que o criei como arquivo de receitas e confesso que tinha alguma dificuldade em chegar rapidamente às receitas que queria. Outras vezes queria ler textos sobre o sono dos bebés escritos sobre a Lara, para aplicar com a Maria, e nunca mais (...)
Seg | 21.05.18

Histórias de Gatinhos em 5 minutos

Purpurina
 Este foi um dos últimos livros que trouxemos da biblioteca e devo dizer que estamos a gostar imenso dele.O livro tem ao todo 38 pequenas histórias cujos personagens são uma adorável família de gatinhos.São histórias simples e engraçadas, que retratam histórias de infância típicas de uma família comum, que ocupam duas páginas e se leem em 5 minutos.Leio sempre 2, 3, 4 ou mais à Lara, antes de ir dormir e ela gosta mesmo muito. Faz muitas perguntas e identifica-se (...)
Dom | 20.05.18

Com 21 meses ela é que escolhe os acessórios para o cabelo

Purpurina
 A Maria começa a ter a franja grande e é preciso prende-la com ganchos.No início ela tentava tirar, mas depois de lhe explicarmos umas dezenas de vezes que não devia tirar, distraindo-a imediatamente com outra coisa qualquer, ela habitou-se e agora já não tira os ganchos.Coloco-lhe um gancho diferente todos os dias (até porque vai deixando alguns na creche) e parece que ela já tem um preferido.Hoje tentei colocar-lhe um gancho amarelinho e ela tirou-o logo sem hipótese de me (...)
Sab | 19.05.18

Qual o verdadeiro custo da moda?

Purpurina
  Eu compro roupa como toda a gente. Eu falo de roupa neste espaço, de peças de que gosto, de peças que compro, de promoções que estão a decorrer, entre outros.Há uns anos, quando vivia em Lisboa e trabalhava no Centro Comercial Colombo, fui uma grande consumista de roupa e sapatos. Tinha acesso rápido às primeiras peças de todas as coleções e todas as semanas comprava alguma coisa. Era raro sair e não sentir uma necessidade enorme de comprar algo novo para vestir. Na (...)
Sex | 18.05.18

Como fazer um pudim de sopa

Purpurina
 São alguns passos relativamente simples:- Fazer uma sopa bastante aguada. A minha era de beterraba.- Depois de cozida e desfeita em puré (ou água) acrescentar meia caneca de farinha maizena misturada com água morna. Misturar muito bem.- Levar ao frigorífico durante a noite de preferência numa forma bonita.- No dia seguinte, desenformar e comer ou, eventualmente, deitar tudo fora.O que se passou foi que fui à Internet procurar umas dicas para engrossar uma sopa que tinha ficado (...)
Qui | 17.05.18

O "café" da Lara

Purpurina
 A Lara, tal como todas as crianças, quer imitar os adultos em tudo.Quando a mãe bebe café, ela também quer café.Faço-lhe então o seu café com água e cevada, ou outra mistura de cereais sem qualquer cafeína, ou faço-lhe um chá de funcho, sempre numa chávena de café.Ela fica toda feliz e satisfeita. :D 
Qua | 16.05.18

Bolo de limão e ameixa

Purpurina
  Este bolo foi completamente inventado por mim.Queria aproveitar umas ameixas secas que tinha e fiz pasta de ameixas, tal como costumo fazer pasta de tâmaras para adoçar bolos.Depois procurei várias receitas pela Internet e, não chegando a nenhuma que me agradasse totalmente, pus-me a inventar com os ingredientes que tinha em casa.O resultado foi um bolo de sabor diferente e surpreendentemente saboroso.Cá em casa só durou 2 dias e posso dizer que eu e a Maria fomos as maiores fãs.Segu (...)
Ter | 15.05.18

Beliches mesmo giros para 2 ou mais irmãos

Purpurina
 A Lara ainda dorme na sua caminha baixa, montessoriana, que não é mais que um colchão sobre um estrado muito baixinho.A Maria dorme no berço e aí vai dormir durante mais um ano, aproximadamente.Mas já tenho pensado numa solução de cama para as duas há bastante tempo. Sem chegar a grandes conclusões, confesso.O primeiro obstáculo é logo a minha opinião e a do Milton em relação a isso: completamente opostas. A única coisa em que concordamos é que, tendo em consideração o (...)
Seg | 14.05.18

Review - Gel Creme Hidratante Hydra Végétal da Yves Rocher

Purpurina
 Sou um bocadinho esquisita com cremes hidratantes, bb creams e basicamente tudo o que ponho na cara.Num instante fico com reações alérgicas, borbulhas e comichão na pele. Também não gosto de sentir a pele gordurosa nem de cremes com cheiros fortes. Só esquisitices, portanto.Gosto, no entanto, de experimentar produtos novos e há uma semana que ando a usar o novo gel creme hidratante Hydra Végétal da Yves Rocher.Andava há mais de um mês a usar um gel de ácido azelaico (...)