Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 08.04.17

9 meses de Maria

Maria 9 meses.jpg

 

Por mais que puxe pelo neurónio não consigo perceber como é que a Maria já está tão crescida!

 

Ela nasceu ontem! Ela era tão pequenina, ontem!

 

Olho para ela, a bater palminhas, com um olhar tão atento quando lhe ensino alguma coisa nova e não percebo como é que aquele serzinho já é tão independente.

Já a vejo com uma personalidade tão vincada, com um amor tão grande pela irmã, com uma perceção das pessoas e do mundo que estranho num bebé tão pequenino. 

Creio que tudo o que a Maria faz é absolutamente regular para uma criança da idade dela mas, para mim, nunca deixa de ser espantoso. Todos os dias me surpreendo com o tanto que ela cresce de repente. São novidades constantes a cada momento.


E quais são as novidades do 9º mês?

Fez os 9 meses em Lisboa e em viagem de regresso a Ponta Delgada, depois daquela que foi a primeira viagem de avião da Maria. 


A Maria conheceu os avós maternos, a bisavó Leontina e muitos tios e primos.


Desenvolvimento aos 9 meses

 

- A poucos dias de completar 9 meses a Maria começou a bater palminhas quando nós batemos ou quando lhe dizemos "palminhas".

- Diz cão quando vê a imagem de um ou quando nós dizemos a palavra. Diz mesmo "cão", perfeitamente.

- Se lhe segurar nas mãos, põe-se de pé mas ainda não parece muito interessada em andar.

- Pega nos brinquedos facilmente (mesmo os pequeninos, fazendo o movimento de pinça com o polegar e o indicador pelo que temos muito cuidado) e gosta de os mandar ao chão.

- Já se interessa por livros, olhando para eles muito atentamente e tentando virar as páginas.

- Detesta estar sozinha e chora sempre que deixa de nos ver ou aparece alguém que não conhece.

- Já consegue demonstrar a sua vontade muito bem, esticando as mãos quando quer ir para o colo de alguém e afastando com as mãos as coisas ou pessoas que não lhe estão a interessar especialmente.

 

- Está sempre a tagarelar e a bater com as perninhas.

 

- Olha para os objetos e para as "paisagens novas" com um ar muito sério e interessado.

 

- Tem dois dentinhos.


Rotina e outros apontamentos

 

- Mama sempre que lhe apetece, o que pode ser de manhã e a meio da noite como também pode ser 3 vezes à noite, uma vez de manhã e uma vez de tarde.

 

- Faz uma sesta de manhã e outra de tarde.

 

- Almoça e janta sopa (com carne ou peixe) e puré de fruta e come papa de manhã. Normalmente mama à hora do lanche mas, se eu não puder dar-lhe de mamar, come um iogurte natural. Em breve vamos introduzir o segundo prato.

 

- Costumamos dar-lhe a sopa e a papa de fruta ao mesmo tempo (uma colher de sopa com uma pontinha de fruta) embora ela também coma muito bem a sopa sem fruta ao mesmo tempo. Foi um hábito que adquirimos e mantivemos assim.

 

- Entre os seus "brinquedos" preferidos está a caixa de fantoches da irmã (a caixa de papel mesmo, com o desenho dos fantoches).

 

- Nunca mais teve crises agressivas de eczema.

 

- Tão depressa adormece sozinha, bastando colocá-la no berço e dar-lhe um beijinho e umas festinhas, como é preciso embalá-la na alcofa (ainda cabe na alcofa, mas só a deixamos lá durante a sesta e com supervisão constante). Também pode adormecer a mamar, o que é mais raro.

 

- A carinha está a mudar mas, de certa forma, continuo a achar que a Maria não mudou muito de rosto desde que nasceu. É daquelas bebés que nasce com a cara compostinha, já com a sua carinha (sempre a achei linda!). Continua parecidíssima com o pai e com a avó paterna. :)

 

- Já veste a roupa que a irmã vestia com 12 e 18 meses. Fica tão fofinha como a irmã ficava com vestidos de tule cor de rosa. Parece um moranguinho fofo. (Nota-se muito que estou a adorar ter duas meninas e que só me apetece enchê-las de laços e folhos?! Claro que, na maior parte do tempo, andam de leggings e t-shirts.)


E é isso.

 

 

 

 

 

7 comentários

Comentar post