Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Vinil e Purpurina

Parafernálias sobre a minha vida e a minha mente.

Sab | 28.10.17

5 ideias para entreter um bebé de 15 meses

entreter um bebe 7.jpg

 


Fruto do tempo, da idade e da creche, a Maria tem apanhado umas "ites" que nos fizeram ficar em casa durante as últimas duas semanas.

 

Felizmente a Maria é uma bem disposta (apesar da personalidade forte) e está a entrar numa fase muito engraçada, em que só quer é folia e brincadeira. Por isso, apesar de não poder sair de casa e estar a tomar medicamentos, está sempre bem disposta e cheia de genica.

 

A questão é entretê-la durante o dia todo, numa casa sem espaço exterior.

A Maria dorme uma sesta de uma a duas horas logo depois do almoço e, no restante tempo, para além de brincar com ela, ler-lhe imensos livros, dançar com ela a ouvir música, entre outras coisas que fazemos as duas, preciso que se entretenha sozinha enquanto faço coisas que tenho que fazer como tomar banho e preparar as refeições.

Claro que por vezes a coloco a ver desenhos animados (que não são exatamente desenhos animados, são mais vídeos musicais para crianças) mas é algo que tento evitar.

Eis então algumas ideias de brincadeiras que utilizo em casa e que entretêm a Maria durante alguns minutos. Deixo a Maria perto de mim, a brincar, enquanto vou fazendo o que tenho a fazer e ela está entretida. Convém estar sempre de olho nela, para não começar a comer papel, por exemplo.


- Balde das molas
É um clássico cá em casa e, imagino, em todas as casas. Entretem-se com as molas montes de tempo. Claro que em 5 minutos tenho as molas todas espalhadas no chão mas faz parte. :P

- Uma caixa de papel cheia de pequenos objetos (não tão pequenos que sejam perigosos)
Geralmente uso uma embalagem qualquer e coloco lá dentro pequenos brinquedos como animais de plástico, cubos de borracha, peças grandes de Lego e a Maria diverte-se a tirar as coisas da caixa e a voltar a colocar.

- Caixas de chá e respetivas saquetas
Convém ser daquelas saquetas de plástico, difíceis de abrir para bebés,
Ela fica um bom bocado a tirar as saquetas e a colocá-las de volta.

- Muitos livros.
A Maria entretém-se muito a ver livros sozinha e quantos mais melhor. Ela fica a apontar as figuras dos animais e a fazer o som deles. É muito engraçado de ver e ouvir.

- Copos de plástico ou formas
Basicamente qualquer conjunto de objetos que possam ser encaixados uns nos outros. Uso muito forminhas de gelados e copos de plástico coloridos. Funciona sempre.

Se tiverem mais ideias, é partilhar por favor.